Quantcast
Channel: Blog da Comunicação » NFL
Viewing all articles
Browse latest Browse all 15

TECNOLOGIA NA NFL

0
0

por Emerson Jollo
tecnologia@blogdacomunicacao.com.br

Há alguns meses atrás eu fiz um post aqui no Blog da Comunicação como participação especial sobre a NFL no Brasil. Como super  fã e torcedor, volto a falar no assunto, dessa vez destacando a tecnologia no esporte da bola oval. Tecnologias que são utilizadas sem estragar o espetáculo, pelo contrário, deixam os jogos mais justos e os resultados mais “limpos”.

Desde o gramado até microfones nos capacetes, em 150 anos, o futebol americano evoluiu de batalhas campais em gramados improvisados para um verdadeiro show de tecnologia.

Tecnologia na NFL

NFL (NATIONAL FOOTBALL LEAGUE) – FONTE: GOOGLE IMAGENS

Listarei alguns itens “mais importantes” que deixam as partidas de futebol americano emocionantes e justas.

Gramado artificial

Boa parte do campeonato é jogada no inverno ou em estádios fechados, situações em que fica difícil manter a grama natural em bom estado. Por isso, desde os anos 70, começaram a surgir pisos sintéticos. Os primeiros eram duros e causavam contusões, hoje, porém, os gramados artificiais – chamados de “field turf” – são perfeitos, criados com fibras de polietileno, camadas acolchoadas por baixo e até mesmo raspas de borracha que simulam a terra. Existem alguns estádios com aquecedores, que não deixam a neve acumular e proporcionando um bom jogo.

Instant Replay

A primeira vez que os juízes puderam usar imagens da TV para rever uma jogada foi em 1986. Mas a tecnologia não era tão boa e o recurso foi abandonado até 1999. Desde então, os técnicos dos times podem “desafiar” o árbitro, que então revê sua marcação numa tela ao lado do campo. A NFL tem câmeras especiais para isso e o juiz também fala diretamente com o centro de arbitragens em Nova York, enquanto vê as imagens.

Tracking Tech

Em 2014, a NFL começou a testar uma espécie de GPS do tamanho de uma moeda, colocado nos shoulder pads (protetor de ombros e coluna) dos jogadores. Essa nova tecnologia permite registrar com exatidão toda a movimentação de cada atleta, fato que torna mais corretas as estatísticas de jardas e também permite saber o quanto correram e a que velocidade durante cada lance.

Microfone do Juiz

O futebol americano tem muitas regras e algumas muito complexas. Para ajudar o público no estádio e na TV a entender as marcações dos juízes, a NFL adotou em 1975 a tecnologia do microfone sem fio para o árbitro principal. A cada falta, ele liga o microfone, vira o corpo em direção à câmera principal da TV e anuncia a penalidade e quem a cometeu.

Fotografia Tática

Em 1958, cansado de ver erros de posicionamento de seu time, o dono do New York Giants, Welligton Mara, passou a escalar o teto do Yankee Stadium e, lá do alto, fotografar jogadas com uma câmera instantânea Polaroid. Ele colocava as fotos numa meia com uma pedra e arremessava para o treinador. Hoje, auxiliares técnicos fazem o mesmo trabalho, mas dentro de cabines, com câmeras digitais. As imagens saem em uma impressora ao lado do banco de reservas.

Tablets na Sideline

Em 2014, a NFL começou a testar uma nova tecnologia, para substituir as fotografias feitas do alto do estádio e impressas na sideline. São os tablets dedicados ao jogo. As imagens obtidas por auxiliares técnicos nas cabines elevadas das arquibancadas aparecem imediatamente no equipamento, que fica com o técnico. Este tablet é o Microsoft Surface, quem acompanha as transmissões pode conferir a propaganda da empresa ao lado do banco onde fica este tablet. Curiosidade:  O dono do Seattle Seahawks, time atual campeão do Super Bowl é um dos fundadores da Microsoft, Paul Allen.

Comunicação no Capacete

Com o aumento da complexidade e do número de jogadas ensaiadas, tornou-se difícil para os treinadores instruírem por sinais seus jogadores. Por isso, em 1994, a NFL liberou o uso de um ponto eletrônico no capacete do quarterback. E, em 2008, um jogador da defesa passou a ter o mesmo direito. A comunicação é aberta no fim de uma jogada e encerrada 15 segundos antes do limite para o início da próxima, impedindo que o técnico oriente o jogador com a bola em jogo.

Fones de ouvido Especiais

Alguns estádios e torcidas da NFL são famosos pelos muitos decibéis que produzem. Por isso, em 2014, os treinadores e auxiliares passaram a usar fones de ouvido especiais, com tecnologia que suprime os ruídos externos. Assim, podem se comunicar sem problemas entre si e com os jogadores que possuem pontos eletrônicos nos capacetes.

Telões Futuristas

O primeiro telão usado em eventos esportivos foi obra do beisebol, no estádio dos Los Angeles Dodgers, em 1980. Mas foi na NFL que essa tecnologia mais se desenvolveu e atingiu extremos. Hoje, o Everbank Field, estádio dos Jaguars, possui um telão HD com 120 metros de comprimento por 20 de altura – o maior do mundo. Ele mostra cenas do jogo, reportagens nos intervalos e imagens do público, captadas por 18 câmeras espalhadas pelo estádio.

Eu vejo a tecnologia com bons olhos nos esportes, muita coisa vem evoluindo neste assunto e espero que cada vez mais se torne presente no mundo esportivo, não só no futebol americano, mas no futebol, hockey, lutas e etc.

Minhas fontes de leitura sobre o assunto: ESPN, NFL.com, UOL, Esporte Interativo.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 15

Latest Images





Latest Images